O desenvolvimento do modelo BIM no Brasil e planejamento para implantação

O BIM vem se desenvolvendo e se popularizando no mundo, com alguns destaques para a Costa Rica, que é referência no uso da tecnologia e o Chile, que foi pioneiro na adoção do modelo na América do Sul. Esse movimento global impulsionou diversos países a se moverem para atender esse crescimento, colocando o Brasil na rota de desenvolvimento e adoção da metodologia informacional.

Domínio de novas plataformas é diferencial para engenheiro civil

A construção civil é uma das áreas mais afetadas pela crise no Brasil. Em 2018, o PIB do setor apresentou queda nos dois primeiros trimestres do ano, mesmo com o ligeiro crescimento da economia. Esse cenário, segundo o Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), levou muitos profissionais a migrarem para empresas de consultoria e finanças. A disputa de vagas nesse mercado exige ainda mais qualificação dos profissionais. Segundo especialistas, destaca-se hoje na engenharia civil quem sabe lidar com a tecnologia BIM (Building Information Model), que projeta virtualmente as etapas de construção de uma obra.

Uma parceria que já capacitou mais de 4000 alunos

São mais de 20 anos de parceria com a Tecnoponta Treinamentos, com mais de 4000 alunos capacitados, a grande maioria em AutoCAD. Tenho certeza que nesse período eu aprendi muito mais que ensinei. Entre meus alunos, alguns marcaram de forma singular, foi o caso do Taiú Bueno. Vou deixar abaixo um vídeo que fala da história desse atleta, que

AEAP contribui para a disseminação do BIM

Buscando incentivar o desenvolvimento do setor de construção, trazer mais economicidade para as compras públicas e maior transparência aos processos licitatórios, além de contribuir para a otimização de processos de manutenção e gerenciamento de ativos, o Governo Federal lança a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Building Information Modelling). Estratégia BIM BR. A capacitação de profissionais está entre seus objetivos e metas e é isso que está fazendo a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe.

Encontro em Brasília discute implementação do BIM na América Latina

A consolidação da inovação no setor da construção terá impacto positivo para o desenvolvimento no Brasil. Foi demonstrando esta convicção que o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou da abertura do %u20182º Encontro BIM de Governos Latino-americanos: BIM na construção pública%u2019

Associação de Engenheiros e Arquitetos de Peruibe (AEAP) é a nova parceira da Vilaron Projetos

Preocupada com a evolução das ferramentas BIM, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Peruibe (AEAP) acerta uma parceria com a Vilaron Projetos para treinamento e capacitação dos associados, iniciando pelo Revit.

Governo Federal vai exigir uso do BIM a partir de 2021

A medida do Governo Federal em exigir o uso do BIM a partir de 2021 faz parte da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil. Esta determinação está no planejamento do governo e prevista para ser publicada no Diário Oficial em julho de 2018. O primeiro passo para a mudança aconteceu em 17 de maio com o decreto nº 9.377/18 assinado pelo presidente da República Michel Temer, durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que aconteceu em Florianópolis (SC). E então, #VamosFalarDeBIM?

Desde 1999 o Backsite compartilha soluções inteligentes

Desde 1999 o Backsite compartilha soluções inteligentes com parceiros e clientes que utilizam ferramentas eletrônicas com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus clientes através da internet. Nossa parceria começou com a criação do BaixadaSantista.com.br, o primeiro guia de ruas da baixada, antes mesmo da criação do Google. Os mapas foram desenhados e a programação foi feita por completo pela equipe do Backsite, isso hà mais de 15 anos. Eu fazia parte dessa equipe.

O que é BIM?

Ainda há muita confusão sobre o que é BIM, se é ferramenta ou se é processo. BIM é a abreviação de BUILDING INFORMATION MODELING, que em tradução simple para portugues seria Modelo de Construção por Informação. Trata-se de uma metodologia para elaboração de projeto e não de uma ferramenta para elaboração de projeto, ou seja, não estamos falando em uma ou outra ferramenta pra desenho pelo computador, é muito mais que isso. E então, Vamos Falar de BIM?